quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Sobre a Cia. Cruviana

A Companhia de Dança Cruviana surgiu em 2007, a partir de uma oficina de dança aérea ministrada pela Cia. de Dança Master Class, para formar uma expressiva cena artística popular amazônica. A partir de então a cia. fez inúmeras apresentações de dança contemporânea aérea em Roraima.

Em 2008, a cia. participou da Aldeia Cultural de todos os Povos promovida pelo SESC-Roraima, que proporcionou sua indicação para representar Roraima, em 2009, no Circuito Amazônia das Artes em Palmas-TO, projeto itinerante promovido pelo SESC realizado no âmbito da Amazônia legal.

Em 2008, a Cia. de Dança Cruviana foi convidada para participar da gravação do documentário “Roraimeira – Uma Expressão Amazônica”, dentro do projeto DOCTV do Ministério da Cultura.

A Cia. de Dança Cruviana tem a missão de mostrar em seu repertório coreográfico o que há de melhor do extremo norte, e transmitir para a população as belezas que existe em Roraima. Para tanto a Cia. inseri em seus trabalhos elementos da cultura Amazônica, oportunizando a formação de platéia e o acesso à dança contemporânea, além de incentivar e estimular através de oficinas o surgimento de novos grupos de dança em Roraima

A Cia. Cruviana sempre teve compromisso de capacitar seus bailarinos, por isso, a Companhia faz parte do comitê gestor do projeto empreendedorismo cultural promovido pelo SEBRAE em parcerias com os segmentos culturais do Estado e o poder público, o projeto visa capacitar profissionais da arte em apenas três anos. Os bailarinos também participam de capacitação promovida pelo SESC através do projeto itinerante Palco Giratório – Artes Cênicas pelo Brasil.

A Cia. Cruviana também está inserida na discussão da política cultural a nível nacional e a nível local, na qual é integrante do Fórum Permanente de Cultura do Estado de Roraima, é membro da Rede Continental da Saúde do Trabalhador através do projeto Vidas Paralelas do Ministério da Cultura e do Ministério da Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário